A terceira idade é, sim, uma das fases mais especiais da vida e merece ser vivida com saúde, dignidade e alegria. Com esse propósito, os professores Isabel Cristina, Akemi Suzuki, Pedro Simão e Ana Karoline, juntamente com os acadêmicos do 3º período “A” do curso de Medicina, realizaram, nesta segunda-feira (01), o Projeto de Extensão “Viver com Mais Saúde na Melhor Idade”.
A ação aconteceu na Fundação Nossa Senhora da Paz, atendendo idosos do bairro Três Andares, e contou com uma programação diversificada e acolhedora. Durante o encontro, foram realizadas palestras educativas sobre doenças crônicas não transmissíveis e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de aferição de pressão arterial, verificação de glicemia e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.
Para a professora Isabel Cristina, iniciativas como essa são fundamentais para promover saúde e qualidade de vida na terceira idade. “O público idoso precisa ser constantemente incluído em ações educativas em saúde. Falar sobre doenças crônicas, ISTs, prevenção e autocuidado com esse grupo é uma forma de empoderá-los, garantir mais autonomia e melhorar a qualidade de vida. Além disso, essas ações fortalecem o vínculo, combatem tabus e levam informação de forma clara, respeitosa e acessível”, destacou a docente.
Além dos cuidados em saúde, o momento foi marcado por música, forró, dança e muita interação, promovendo bem-estar emocional, socialização e alegria entre os participantes. A ação foi encerrada com a distribuição de cestas básicas, reforçando o compromisso social e o cuidado integral com a comunidade.
O Projeto de Extensão “Viver com Mais Saúde na Melhor Idade” evidencia o papel transformador da universidade na promoção da saúde, ao mesmo tempo em que proporciona aos acadêmicos vivências práticas, humanizadas e alinhadas às reais necessidades da população.
Confira os registros desse encontro repleto de cuidado, conhecimento e afeto!
Envie-nos uma mensagem com suas dúvidas, criticas ou sugestões!