Programa de Qualidade

O UNI-CET é pioneira no Brasil na implantação de um programa de qualidade que teve início em 2008 e por ocasião da comemoração de 11 anos da Faculdade.  

Parte-se da premissa de que ERRAR NÃO É HUMANO. Este conceito está associado como uma nova filosofia de planejamento, ferramentas de trabalho, controle, autonomia laboral e avaliação de resultados.

O UNI-CET implantou políticas que determinaram ações para implantação e modernização do portal de serviços online web;  banco de ideias; ouvidoria; laboratório didático-pedagógico para apoio aos docentes; ambiente virtual de aprendizagem; laboratórios de ensino; convênios; serviço de apoio psicopedagógico; nivelamento para apoio às dificuldades de aprendizagem dos alunos; aulas online ao vivo; serviço de apoio pedagógico aos alunos na biblioteca; biblioteca digital online; revista científica eletrônica; capacitação de docente e colaboradores, planejamento estratégico; plano quinquenal de metas de qualidade, dentro outras ações para excelência do ensino.

Sistema Modulado de Ensino

O Sistema Modulado de Ensino está pronto para o mundo do trabalho e todas as suas exigências atuais, onde o aluno é protagonista do seu conhecimento e detentor do seu futuro. Um dos grandes diferenciais da Faculdade CET é o Sistema Modulado de Ensino, um sistema pioneiro em todo o Brasil, onde o aluno tem a oportunidade de se matricular em qualquer mês do ano. Esse método inovador, aprovada pelo MEC, otimiza o tempo do aluno, que não precisa esperar o fim do semestre para iniciar seu curso, apenas o UNI-CET, no Brasil, está autorizada a funcionar com essa proposta pedagógica, pois o MEC já o validou, com excelente pontuação.

O UNI-CET implementa o princípio da aprendizagem centrada no aluno, como protagonista do processo, tendo a disposição suporte tecnológico, sendo o professor a diretriz, a fonte de orientação, mas também participa do processo de aprendizagem, onde se estabelece campos de interação e construção de representações, cada um colocando suas ideias, trocando opiniões, com base em um referencial cientifico, legitimam suas argumentações discutidas coletivamente, constroem e sistematizam um novo conhecimento para provocar novas questões. Assim, executa as Boas Práticas Docentes Inovadoras, como vetor de transformação e superação do ensino tradicional, anacrônico as transformações científicas, econômicas e sociais da sociedade do conhecimento, para fornecer um ensino de excelência e qualidade, conforme as diretrizes o MEC, nos instrumentos de avaliação.

– “Esta proposta inovadora muda a vida das pessoas, é isso que mais nos deixa realizados com esse projeto educacional”. Professora Tânia Sampaio, Diretora Geral do UNI-CET.

 

Projeto “Sala de Aula Invertida”

Um dos principais desafios de uma instituição de ensino é ter estudantes engajados. Por isso, é comum que muitas delas procurem adotar diferentes abordagens pedagógicas. Nesse sentido, o UNI-CET desenvolve vertentes mais dinâmicas e eficazes para conquistar o engajamento dos alunos com a prática pedagógica da sala de aula invertida.

Baseia-se em repassar parte da responsabilidade do aprendizado para o aluno, que recebe materiais para estudar em casa. A sala de aula, nesse caso, serve para discutir os assuntos estudados e para desenvolver projetos e trabalhos. Isso dá autonomia ao aluno e faz com que ele tenha mais proximidade com os conteúdos abordados.

Na sala de aula invertida o professor do UNI-CET mantém seu papel fundamental na preparação do material de estudo de acordo com a grade do curso. Ou seja, o aluno não fica com a responsabilidade total de pesquisar sozinho o tema abordado nas aulas.

Esse material aborda os temas de forma completa — ou seja, a sala invertida ainda é diferente da Educação a Distância. São introduções para que o aluno chegue informado à sala de aula e saiba debater sobre os tópicos presencialmente.

Assim, a sala de aula invertida no UNI-CET consiste em disponibilizar material para que o aluno estude em casa e vá até a instituição de ensino para fazer trabalhos e ter mais aprofundamento no tema.

Projeto “Acompanhamento 20% Semipresencial”

No UNI-CET, os cursos ofertados pela Instituição, conforme previsto nos projetos pedagógicos, ministra 20% da carga horária de todas as disciplinas teóricas na modalidade de Ensino a Distância (EAD), respaldo pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº. 9394/96, artigo 80 e pela Lei Federal nº10.172/2001 que concebe na educação, em sua globalidade, como direito preliminar de cidadania e um dever prioritário do Estado democrático aprovando o Plano Nacional de Educação por meio de políticas básicas e obrigatórias, que garantam vinculação ao mundo do trabalho.

Consta ainda no Plano Nacional de Educação que “[...] preciso ampliar o conceito da educação a distância para incorporar todas as possibilidades propiciadas pelas Tecnologias de Comunicação e Informação (TCI) para todos os níveis e modalidades de educação”

A estruturação do ensino a distância requer tecnologia avançada, equipe de profissionais altamente especializados e a correta aquisição dos equipamentos e softwares que permitam o gerenciamento das plataformas específicas facilitando a interatividade e a navegação nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA).

O EaD atende aos princípios de economicidade e praticidade, uma vez que alcança uma imensa parcela da população a custo operacional bem mais baixo quando comparada à educação presencial. Somam-se a isso, a velocidade das informações, a interação aluno/aluno e aluno/professor e a liberdade de autonomia tão valorizadas no atual contexto do mundo do trabalho.

Projeto “Orientações Pedagógicas em Técnicas de Estudo”

Durante muito tempo, acreditou-se que a inteligência fosse uma característica inata. O fator genético era considerado bem mais influente do que o fator ambiental. Porém, devido aos avanços da neurociência, ficou demonstrado que inteligência, talento e vocação são características que podem ser adquiridas com facilidade e um pouco de esforço. Ao longo da vida profissional, quantas vezes um professor não se depara com um ótimo aluno, mas péssimo estudante? O sistema escolar muitas vezes tende a valorizar aquele que decora conteúdo para tirar uma boa nota, e não necessariamente aquele que aprende de verdade.

Cada vez mais o interesse dos educadores/professores pelos hábitos e métodos de estudo é maior, pois cada vez mais é a noção de que um bom acompanhamento no processo de aprendizado é revelador de sucesso escolar, o aluno deve ser abarcar de um conjunto de instrumentos para se construir num bom formando.

A motivação para o estudo é um dos componentes mais importantes em todo o processo de aprendizado, deste modo torna-se imprescindível que o aluno possua motivação para aprender.

 “Estudo é o esforço ou trabalho que uma pessoa aplica para aprender algo” – Ou seja, estudo é tudo que você faz para conseguir aprender qualquer coisa

O Projeto “Técnicas de Estudos” do Centro universitário Tecnológico de Teresina – UNI-CET vista a concretização das finalidades dispostas no art. 43, IV e V, e art. 53, § 1º, IV, da  Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e na Lei N° 10.861/2004 (que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES), e visa a promoção da divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicação do saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação; além de suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a integração dos conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração; bem como executar programação das pesquisas e das atividades de extensão.

Programa de Nivelamento

As relações interindividuais impostas pela sociedade moderna e contemporânea exigem que todos os indivíduos sejam dotados de competências que os habilitem ao pleno exercício do trabalho da cidadania. O UNI-CET desenvolve ações através de programas de nivelamento para minimizar as desigualdades de cognição oriundas de ensino e aprendizagem deficientes. Trabalhamos para tornar os estudantes aptos para a leitura, para a interpretação e para a reflexão eficaz dos principais códigos linguísticos, lógicos, matemáticos e tecnológicos ligados os conhecimentos e habilidades necessários para atingir o perfil profissional proposto no projeto do curso. O Programa de Nivelamento do UNI-CET trabalha para detectar e corrigir as deficiências de formação cognitiva a fim de possibilitar ao estudante prosseguir nos estudos competindo, com simetria, com colegas de curso.

Programa de Captação de Alunos

O mundo mudou, a forma como a "educação transforma vidas" também. Está na hora de se questionar. De alterarmos o nosso modelo mental e visão tradicional sobre como mitigar a evasão no Ensino Superior e consequentemente o modo como captamos nossos clientes/alunos.

A maneira como nos comunicamos também mudou, acompanha as inovações tecnológicas da educação, de forma integrada, utilizando ações de base e tecnológicas.

Vamos pensar nas profundas mudanças vivenciadas na última década: os celulares agora são smartphones, a internet pode ser acessada facilmente na palma da mão. A informação é a apresentada de uma forma muito mais veloz, sagaz, integrada. A agilidade se faz presente em todas as ações dessas gerações que possuem um comportamento diferente, seguindo paralela a todas as transformações contemporâneas. Por isso, mais do que nunca, a inovação tecnológica na educação é fundamental para captar esses alunos e mantê-los engajados em sala de aula.

Cabe agora às instituições de ensino se adaptarem para que a inovação tecnológica na educação não seja apenas mais uma ferramenta em sala de aula e sim uma mudança de comportamento e forma real de captação dessa clientela.

Inovações, conhecimento do público alvo, comportamento do consumidor e práticas de comunicação integrada, proporcionam resultados reais de captação de alunos, com base nas perspectivas da instituição com serviços de excelência, considerando o processo contínuo de pesquisa, busca e transformação de realidades. Como disse Raimar Richard, “entender e atender o mercado”, lema do objetivo do UNI-CET.

Projeto de Combate a Evasão

A evasão está relacionada a fenômenos multifatorial, social, econômicos e cultural e afeta diretamente o abandono dos estudantes de seu curso. É importante as causas da evasão para criar alternativas de retenção dos estudantes e criar condições de permanência e conclusão do curso. A evasão e o fracasso estudantil são questões presentes na Educação. Tais fenômenos, merecem atenção em todos os segmentos de ensino e modalidades, especialmente nos países com baixo índice educacionais. O UNI-CET parte do desenvolvimento de ações para integrar os estudantes no ambiente acadêmico de modo a influenciar positivamente o comportamento dos alunos. Esta é a base do modelo de retenção de Tinto 2000, que argumenta que se as instituições se concentrarem em melhorar as experiências de aprendizagem dos alunos, crescerá a probabilidade de persistirem em seus estudos, lema do UNI-CET.

“VEM SER UNI-CET!”