Objetivo Geral
Desenvolver relações de cooperação nas áreas de educação superior nas áreas de ciências da saúde, ciências sociais, licenciaturas, ciências exatas, técnico, tecnológico e profissional, pesquisa e outras áreas mutuamente identificadas de interesse comum pelas Partes.
Este Projeto, como meta do Programa de Qualidade, constitui-se em mais uma inovação do UNI-CET, conforme as Políticas Institucional de formação de profissionais, oportunizando um diferencial para acesso ao mundo do trabalho.
Projeto vinculado ao Programa de Qualidade do Centro Universitário Tecnológico de Teresina – UNI-CET, visando atendimento das necessidades de formação profissional de alunos, professores e colaboradores, através de parcerias com instituições internacionais para o desenvolvimento de Programas Projetos e ações de ensino, pesquisa extensão e demais outros de interesse comum.
As estratégias para execução do Programa de Intercâmbio serão discutidas e aprovadas pelas instituições parceiras de acordo com as cláusulas previstas no Termo de Convênio aprovado e assinado pelas instituições envolvidas.
Estratégias
As estratégias para execução do Programa de Intercâmbio serão discutidas e aprovadas pelas instituições parceiras de acordo com as cláusulas previstas no Termo de Convênio aprovado e assinado pelas instituições envolvidas. (proposta em anexo)
Dentre outras providências para viabilizar as propostas previstas no Termo de Convênio, as instituições envolvidas deverão adotar os seguintes procedimentos:
Elaboração de cronograma anual para realização de intercâmbio;
Definição de critérios de seleção dos interessados de acordo com o que está previsto no termo de parceria;
Elaboração e publicação de Edital para seleção dos interessados;
O intercâmbio é aberto a todos os alunos a partir do primeiro período;
As instituições parceiras definirão anualmente área de conhecimento e quantidade de vagas para recepção mútua de alunos e professores;
Alunos e professores de instituições parceiras poderão propor projetos de pesquisa, cursos, eventos e produções de livros e publicação de artigos e resultados de pesquisas conjuntas.
As instituições parceiras poderão definir atividades com alunos egressos de ambas as instituições;
As instituições parceiras poderão desenvolver cursos de pós-graduação stricto sensu para capacitação de professores de ambas as instituições
As instituições parceiras deverão oferecer cursos de línguas (Inglês/Português) preparatórios para beneficiários dos programas de intercâmbio.
O acompanhamento e avaliação das atividades executadas no programa de intercâmbio serão realizadas por comissão composta por membros indicados pelas instituições parceiras;
A cada semestre as instituições parceiras farão encontro virtual / presencial para discutir os resultados parciais das atividades concluídas e/ou em andamento.