Entre os dias 9 e 18 de junho, a Faculdade CET realizou mais uma edição do Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE – Objective Structured Clinical Examination) com os acadêmicos do 1º ao 8º período do curso de Medicina. O objetivo da avaliação é medir as competências, habilidades clínicas e atitudes desenvolvidas pelos estudantes ao longo da formação, por meio de simulações práticas que aproximam o aluno da realidade do atendimento médico.
O OSCE é aplicado semestralmente na instituição e envolve a realização de cinco estações práticas, com cenários que simulam situações clínicas específicas de diferentes áreas da Medicina. Em cada estação, o estudante é avaliado por meio de checklists que contemplam tanto aspectos técnicos quanto comportamentais, como conduta ética, clareza na comunicação, postura profissional e segurança na execução dos procedimentos. “Organizar o OSCE é sempre um desafio e também uma grande satisfação, tanto para nós, professores, quanto para os alunos. A avaliação envolve vários docentes, atores e todo um planejamento que começa no início do semestre. Pensamos nas estações, no roteiro, no treinamento e na capacitação de todos os envolvidos. Tudo é direcionado para oferecer aos estudantes a chance de desenvolver as habilidades e competências exigidas nas práticas médicas. Agradeço a todos os professores, alunos e colaboradores que se dedicaram ao OSCE 2025.1”, destacou a professora Adélia Oliveira, organizadora do OSCE.
Além dos estudantes avaliados, acadêmicos de outros períodos também participam como atores nos cenários simulados, ampliando a vivência e o aprendizado. “Foi minha primeira experiência com o OSCE, tanto como aluna quanto como atriz. Foram dias intensos e muito enriquecedores, superaram minhas expectativas. Participar como atriz me permitiu conhecer professores, alunos de outros períodos e observar de perto como são as práticas mais avançadas. Quem tiver a oportunidade de participar como ator ou atriz, eu recomendo, é uma experiência incrível”, disse Hortência Melo, acadêmica do 1º período do curso de Medicina.
Para a professora e pediatra Flávia Arrais, que participou como avaliadora, a experiência proporciona um salto significativo no amadurecimento profissional dos alunos, ao desafiá-los a pensar, agir e se comunicar como médicos em situações reais. “O OSCE é uma experiência fundamental, porque permite que os alunos apliquem de forma prática tudo o que aprenderam em sala de aula e nos ambulatórios. Cada estação traz um caso clínico relevante, no qual eles precisam apresentar soluções pontuais, sendo avaliados de forma completa. Acredito que é um momento de crescimento técnico e pessoal, que contribui para formar médicos com conhecimento sólido. A Faculdade CET investe tanto no corpo docente quanto na estrutura institucional para garantir que nossos alunos estejam preparados para atuar com excelência no mercado de trabalho”, afirmou.
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