Na noite desta segunda-feira (19), o UNI-CET promoveu o acolhimento de estudantes calouros e veteranos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, na modalidade EaD. Foi uma ocasião marcada por diálogo, pertencimento e novos começos.
O encontro foi conduzido pelo Coordenador dos cursos EaD, Prof. Dr. Márcio Luciano, que em sua fala introdutória, pontuou a importância desse momento, como espaço de escuta, orientação e segurança, auxiliando os alunos a compreenderem a dinâmica do EaD. Além disso, a equipe de professores foi apresentada, assim como o funcionamento institucional, as diretrizes do curso e o calendário acadêmico.
A profa. Ma. Katia Cilene reforçou que, mesmo na modalidade a distância, o cuidado é presença constante, destacando a importância do acompanhamento psicopedagógico ao longo da jornada. A ocasião também contou com o depoimento do aluno veterano Francisco Charbel Lacerda, do curso de Administração, que compartilhou experiências, deixando uma mensagem de incentivo aos ingressantes.
O acolhimento é um momento fundamental para toda a comunidade acadêmica e um gesto permanente de cuidado, integração e valorização de cada estudante, segundo o Coordenador dos cursos EaD, Márcio Luciano. “Para os novatos, representa um primeiro contato com o centro universitário, selando um compromisso com a formação humana e profissional do aluno. Já para os veteranos, é o momento de se sentirem cada vez mais pertencentes à instituição. Para além de um ato inicial, é a continuidade da trajetória acadêmica e a renovação dos vínculos com os colegas, professores e a instituição. É também uma oportunidade de retomar os objetivos, compartilhar experiências e fortalecer a motivação para mais um semestre que inicia”, acrescenta o coordenador.
Conforme a professora Katia Cilene, do Núcleo de Apoio Psicopedagógico, o acolhimento é essencial para facilitar a adaptação dos alunos. “É o momento de dar as boas-vindas, de falar sobre como funciona a instituição, além de enfatizar a importância do planejamento e da rotina acadêmica. Os alunos do EaD têm uma particularidade que os demais não têm, como a flexibilidade de horário, possibilitando que eles façam seu próprio momento de estudo. No entanto, eles devem entender que precisam de uma rotina estruturada, para conseguirem cumprir prazos e participar das aulas de forma que o rendimento seja satisfatório”, explica.
Aprender é caminhar junto, mesmo quando esse percurso se dá no universo digital. Dessa forma, o UNI-CET acredita que o ensino EaD vai mais longe, quando todos os envolvidos trabalham em conjunto para potencializar a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos.
Envie-nos uma mensagem com suas dúvidas, críticas ou sugestões!