Loading...
Loading...
Loading...
...

Biblioteca UNI-CET promove evento com roda de capoeira em alusão ao Mês da Consciência Negra


Postado em 26/11/2025

Em alusão ao Mês da Consciência Negra, aconteceu nesta terça-feira (25), na área de convivência do UNI-CET, um evento especial idealizado pela Biblioteca Airton Sampaio do UNI-CET, que contou com uma roda de capoeira do grupo Integrando a Capoeira, valorizando as raízes afro-brasileiras e promovendo o diálogo sobre igualdade racial, história e representatividade.

A iniciativa contou com a presença da reitora Tânia Sampaio, docentes e alunos, que prestigiaram uma apresentação repleta de ancestralidade, resistência e cultura, conectando tradição e identidade.

O encontro teve o intuito de promover o reconhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira no do ambiente universitário, sendo a capoeira uma expressão cultural que une luta, música e valores, simbolizando a força do povo negro. 

Retornar ao Centro Universitário UNI-CET foi motivo de alegria para o professor, Marrecão Dias, do grupo Integrando a Capoeira. “É uma honra estar aqui mais uma vez para trazer um pouco dessa nossa cultura, que veio da escravidão, do negro e do maculelê. A Capoeira é nossa única luta brasileira e a gente está sempre buscando realizar coisas novas, levando a capoeira como arte, cultura e dança, além de poder interagir com os alunos”, declara.

Para o estudante de Engenharia do 4° período, Yury Rafael, foi um evento agregador que não só trouxe a cultura da capoeira, mas também uma dinâmica leve e prazerosa. “A gente se divertiu muito, brincou e aprendeu um pouco sobre a capoeira. Então, realmente é muito importante ter esses eventos, ainda mais nessas semanas trabalhosas de aula. Já tinha feito capoeira antes. Foi muito bom poder relembrar esses momentos que foram muito importantes na minha vida. O pessoal foi muito acolhedor”, ressalta o aluno.

A bibliotecária do UNI-CET, Olívia Alves, também destaca a importância dessa ação. “A capoeira é uma das principais representatividades da cultura negra no Brasil, pelo seu jogo, sua ginga e inclusão, além de integrar as pessoas na comunidade. Por isso, é muito importante a biblioteca trazer esses momentos culturais para dentro da instituição”, reforça a colaboradora.


Queremos ouvir você!

Envie-nos uma mensagem com suas dúvidas, criticas ou sugestões!