No início do mês de dezembro, os alunos do 3° período do curso de Odontologia do Centro Universitário UNI-CET, realizaram uma atividade de extensão na ONG Legião da Boa Vontade, zona norte da capital, doando cerca de 53 cestas básicas para a instituição.
Com 75 anos de história no cenário nacional e 43 anos de atuação em Teresina, a LBV possui uma trajetória marcada pelo espírito de cooperação e sentimento espontâneo de amor ao próximo, tendo como olhar especial a família e a participação efetiva dela na sociedade.
Para Darina Rodrigues, diretora da LBV, “quem trabalha com pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social se renova todos os dias”. Ela ainda destaca, “nesses 35 anos que tenho na LBV, sendo 20 anos no Piauí, fico muito feliz quando encontro um jovem bem encaminhado, trabalhando e que formou uma família. Mas, principalmente, quando eles retornam aqui e dizem que educam e disciplinam seus filhos de acordo com o que aprenderam na LBV”.
Dedicar-se ao outro é possibilitar a esperança de dias melhores. Nesse sentido, a coordenadora do curso de Odontologia, Luana Moura, frisa a importância dessa parceria. “Escolhemos a LBV para fazer essa doação por ser uma instituição que trabalha com a educação, a valorização do ser humano e o incentivo ao crescimento das crianças acolhidas e seus familiares. Atualmente, são cerca de 100 crianças assistidas em período integral. Nós, como centro universitário, também valorizamos esse processo, repartindo o que temos para que todos sigam o caminho do bem”, destaca a professora.
Segundo o professor de Odontologia, Thiago Henrique, houve uma mobilização por parte dos estudantes para que essa iniciativa se concretizasse. “Todos os alunos se envolveram na arrecadação, visando auxiliar a comunidade mais carente, principalmente nessa reta final onde eles irão produzir relatórios. A ideia é mostrar para eles que além de ofertar a saúde bucal e a construção de sorrisos no atendimento, a gente acaba atendendo pacientes com mais necessidades. É uma forma de colocá-los junto à sociedade e uma maneira de ajudar a quem precisa, envolvendo nossos alunos nesse projeto”, afirma.
Para João Alberto, acadêmico do curso de Odontologia, é uma experiência relevante em todos os sentidos. “Essa ação me deixa muito feliz em dar assistência a quem precisa, quem não pode comprar um alimento ou que não tem uma renda fixa para ajudar seus familiares. Ter essa clareza em poder contribuir com algo é muito importante, pois nos permite ter mais humildade e a pensar mais no próximo. Gostaria de agradecer ao professor Thiago, à professora Luana e a todos do UNI-CET que estão envolvidos nesse projeto”, pontua.
O UNI-CET orgulha-se dessa iniciativa cheia de significado, demonstrando sensibilidade social e reforçando o compromisso da instituição com a formação humanizada. Essa ação não só contribuiu para atender necessidades essenciais, como também para inspirar cidadania ativa, empatia e o entendimento de que a educação transforma realidades dentro e fora da sala de aula.
Envie-nos uma mensagem com suas dúvidas, criticas ou sugestões!