O Auditório I do Centro Universitário UNI-CET recebeu, nesta quarta-feira (21), a solenidade de Colação de Grau Extemporânea dos cursos de Farmácia e Biomedicina. Em clima de celebração e reconhecimento, a cerimônia reuniu formandas, familiares e membros da comunidade acadêmica para prestigiar um momento decisivo na trajetória das novas profissionais.
A solenidade foi presidida pelo Vice Reitor, Renato Sampaio, e contou com a participação da Profa. Ma. Thiara Lorenna, coordenadora do curso de Farmácia, e do Professor Fábio Luiz Martins, Gerente do Programa de Acompanhamento de Egressos e Empregabilidade. A formalidade do ato acadêmico deu lugar à emoção ao enaltecer histórias de persistência e compromisso com o conhecimento científico e a saúde. Para as graduandas, a colação representou não apenas a conclusão da graduação, mas a concretização de sonhos construídos ao longo da vida universitária.
Escolher uma instituição comprometida com a formação acadêmica, foi um passo assertivo para Karine Nunes, formanda de Biomedicina. “Sou apaixonada pelo UNI-CET. Tenho certeza que optei pela melhor instituição, porque aqui aprendemos não só a parte técnica ou pedagógica, mas também, a forma humana de exercer a profissão. Sou empresária no ramo da estética e, hoje, me sinto muito mais segura para atuar no mercado de trabalho”, declarou.
A biomédica acrescentou, “o curso vai me proporcionar exercer e ofertar um leque ainda maior de procedimentos, além de oportunizar o treinamento de uma equipe para trabalhar comigo. Então, vai agregar bastante ao espaço. Escolhi o UNI-CET por ser uma universidade que oferece alta capacitação, possibilitando-me expandir a clínica e aumentar os atendimentos, no intuito de oferecer um serviço de qualidade para o público teresinense”.
Finalizar esse ciclo representa a superação de muitos desafios, segundo a formanda de Farmácia, Nylrene de Oliveira, que é natural do município de Cristino Castro, localizado a 600 km de Teresina. “Busquei esse curso devido à necessidade e me apaixonei. O conhecimento adquirido vai contribuir muito no aperfeiçoamento da parte técnica, pois, atualmente, sou proprietária de uma farmácia. É muito gratificante poder oficializar minha profissão como farmacêutica. Para quem tem uma vida corrida, que trabalha, mora longe e tem filhos, chegar até aqui é uma grande vitória. No final, vale muito à pena ter a sensação de missão cumprida”, considerou a formanda.
Para Aline Caroliny, também graduanda de Farmácia, as perspectivas em relação ao futuro e à inserção no mercado de trabalho são as melhores. “Meu sentimento se resume em gratidão, como formanda e egressa do UNI-CET. Essa instituição transformou minha vida e hoje me considero apta para o mercado de trabalho. Nós, farmacêuticos, temos uma grande importância para a saúde, pois também estamos na linha de frente com os pacientes. Portanto, sinto-me preparada para trabalhar com dignidade, honestidade e amor à profissão.”
Ao final, a solenidade reafirmou o papel do UNI-CET na formação de profissionais preparados para os desafios do por vir e prontos para contribuir com a sociedade. A noite foi marcada com o encerramento de um ciclo e, ao mesmo tempo, com a chegada de um novo começo, repleto de responsabilidades e oportunidades no exercício da Farmácia e da Biomedicina.
Envie-nos uma mensagem com suas dúvidas, críticas ou sugestões!