Envolvidos pela magia natalina que aquece os corações no mês de dezembro, estudantes, coordenadores e professores de Design Gráfico, Sistemas para Internet e Odontologia realizaram, neste sábado (06), uma atividade de extensão no orfanato Lar do Amparo Menino Jesus, em Timon-MA.
Promoveu-se a integração comunitária através da entrega de presentes, atividades lúdicas e artísticas, distribuição de alimentos, além da recepção calorosa das crianças, que também foram agraciadas com serviços odontológicos, músicas, rodas de conversa e muita interação afetiva. Cada gesto, encanto e abraço reacendeu a chama da solidariedade.
Para Maria Luiza, aluna do curso de Odontologia, representa um importante aprendizado. “É um grande passo tanto na vida acadêmica como pessoal e profissional, pois no dia a dia a gente lida com crianças e pessoas diversas. Aqui, nós pudemos avaliá-las, se têm cáries ou placas, por exemplo, e encaminhá-las para a pediatria do UNI-CET", acrescenta a aluna.
De acordo com o Prof. Mário Meirelles, coordenador dos cursos de Design Gráfico e Sistemas para Internet, é necessário agir no social, levar a universidade para a comunidade e fazer o bem para essas crianças. "Com uma simples ação mudamos toda a rotina de uma criança que vive em situação de vulnerabilidade, trazendo alegria, sorrisos, brinquedos, lanche e fazendo um natal feliz. Receber o carinho delas foi o maior presente que ganhamos por todo esforço que fizemos para realizar essa ação. Inicialmente, era algo dos cursos de design e sistemas e foi se estendendo para outros cursos. A própria odonto apoiou o projeto e resolveu participar. Então, a ação ficou completamente interdisciplinar. Hoje, 45 alunos viveram um momento de transformação", reforça.
O impacto positivo dessa iniciativa na vida dessas crianças permanecerá na memória, segundo avalia a Profa. Joelma Meirelles, docente dos cursos de Design Gráfico e Sistemas para Internet. "Elas nunca irão esquecer. Proporcionamos um natal levando brincadeiras, presentes, cuidados dentários e isso não tem preço. Nossos alunos também foram bastante impactados. Quando surgiu a ideia do projeto, de imediato, todos se solidarizaram. Inclusive, arrecadamos mais brinquedos do que o esperado. Gratidão a Deus, ao UNI-CET, às coordenações de tecnólogos e de odonto, e aos nossos alunos que tanto se empenharam", afirma.
Assim, o projeto “Natal Luz Lar do Amparo Menino Jesus: tecnologia, design e afeto transformando sorrisos” mostrou que desenvolver sensibilidade social também é abranger conhecimento: unindo o técnico ao sensível, o digital ao humano, e fortalecendo uma cultura extensionista que forma profissionais mais conscientes do seu papel no mundo.
Envie-nos uma mensagem com suas dúvidas, criticas ou sugestões!