O Projeto de Extensão Rural Educação em Saúde (PERES), do UNI-CET, foi destaque na TV Clube – Piauí TV 1, mostrando como a iniciativa transforma realidades em comunidades de difícil acesso.
A ação ocorreu na comunidade Passarinho, localizada em uma das 70 ilhas do Delta do Parnaíba, com a missão de cuidar da saúde, incentivar o conhecimento e transformar realidades.
Saúde que chega a quem mais precisa
Durante a ação, foram realizados mais de 200 atendimentos em áreas diversas, incluindo medicina, odontologia, fisioterapia e pediatria. Para os moradores, que dependem de quadriciclos e embarcações para se deslocar até Parnaíba em busca de serviços básicos, a presença da equipe foi um verdadeiro alívio.
“O custo é altíssimo para eles estarem se deslocando para algo que é básico. Então a gente faz ajustes, como próteses, e devolvemos qualidade de vida”, destacou Jairon Desidério, preceptor de Odontologia do UNI-CET.
A estudante Nina Alencar também ressaltou a importância da experiência:
“Já consigo atender meus primeiros pacientes, promover educação em saúde e entender mais sobre saúde comunitária. Eles têm acesso a exames básicos para homens, mulheres, idosos e crianças, o que é fundamental.”
Um projeto com história
Criado em 2007, o Projeto PERES atua de forma independente, integrando ações em saúde, educação, meio ambiente e geração de renda. Segundo o coordenador Disraeli Rocha, a iniciativa já impacta comunidades há quase duas décadas:
“Estou muito feliz e é um grande prazer, há 18 anos, estar realizando esse trabalho.”
Compromisso UNI-CET
Para o Centro Universitário UNI-CET, iniciativas como o PERES refletem o compromisso em formar profissionais mais conscientes e preparados para os desafios da sociedade, reforçando a importância da extensão universitária como ponte entre a academia e as comunidades que mais precisam.
Envie-nos uma mensagem com suas dúvidas, criticas ou sugestões!